AIDA é a sigla para ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO E AÇÃO.
É um modelo usado em marketing que descreve as etapas pelas quais um cliente passa no processo de compra de um produto ou serviço.
O modelo AIDA está em uso há mais de 100 anos!
Ele foi revisado e modificado várias vezes ao longo dos anos para se adaptar as mudanças sociais e comerciais.
Como surgiu e para que serve?
O método AIDA foi desenvolvido pelo americano E. St. Elmo Lewis em 1898.
O objetivo original era otimizar as chamadas de venda, melhorando a interação entre vendedor e comprador durante o processo de decisão de compra.
Como utilizar a fórmula AIDA?
O modelo AIDA baseia-se em quatro etapas de consideração de um cliente em relação a um produto/serviço.
Essa estrutura consegue reunir tudo que é necessário para que o cliente “passe” pelo seu funil de vendas de uma vez só, mas claro que você deve considerar o nível de consciência do seu público para ter resultados mais precisos com essa fórmula.
1. Atrair a atenção:
O produto deve atrair a atenção do possível comprador.
Isso pode ser feito com atributos visuais (fotos, cores, vídeos, bem como por meio de uma headline atraente.
Já dizia o grande Ogilvy que a maioria das pessoas não lerão sua página de vendas se a headline (título) não for instigante o suficiente, e isso não se refere apenas na forma textual.
Se ratando de vídeos por exemplo, os 5 primeiros segundos devem impactar, ou você perderá esse cliente para um anúncio ou oferta mais chamativa.
Para aprender formas fáceis de criar uma boa headline, clique aqui.
2. Manter o interesse:
Agora que conseguiu a atenção do seu lead, é hora de gerar interesse sobre o produto.
Você pode fazer de duas formas:
1- Apresentando o produto em si e suas especificações (para que ser);
2- Ou a forma que eu utilizo (os resultados são indiscutivelmente melhores), que é abordar a dor ou problema da sua persona.
Isso funciona porque ninguém (absolutamente ninguém) consegue ficar inerte a algo que direta/indiretamente diz respeito a ela.
3. Crie desejo:
Esse é o momento perfeito para preparar seu cliente para a compra.
O desejo é a parte mais fácil de ser trabalha, basta você apresentar como a vida dessa pessoa se tornará mais fácil, feliz ou prática.
Mesmo que seu produto ou serviço não gere emoções imediatas (você vende meias, por exemplo), ainda é possível trabalhar com uma ideia de transformação e benefícios.
Falando em benefícios, esse é o momento de apresentar todos eles, mostre os pontos fortes e diferenciais do seu produto/serviço em relação a concorrência!
4. Incentive uma ação:
Agora que você já chamou a atenção do seu cliente, deixou ele interessado pelo seu produto/serviço e já mostrou todos os benefícios para encantá-lo, resta a parte mais importante de todo esse processo: A VENDA!
Muita gente sente dificuldade em vender, graças ao imaginário popular de que vendedores são chatos e insistentes, e de fato, muitos podem ser.
Mas se você seguiu todos os passos anteriores, a venda já está quase 100% garantida, basta dizer ao cliente exatamente o que ele deve fazer!
É o momento de mostrar sua oferta, formas de pagamento, condições especiais, brindes etc.
Se for uma página de vendas, utilize botões(CTA) de Comprar ou Eu quero.
No caso do vídeo, explique o que quer que a pessoa faça assim que terminar de assisti-lo.
Satisfação e Experiência do Cliente
Atualmente tem se inserido um “S” ou “X” na AIDA, em relação as melhores práticas de experiência e satisfação do consumidor.
Uma forma de se garantir isso é se colocando no lugar do cliente e passando por todos os setores da compra.
As páginas de vendas e vídeos devem ter qualidade (visual) e serem responsivas (adaptadas para mobile), as formas de pagamento e garantias devem estar claras e o setor de Pré e Pós vendas devem estar alinhados para responder eventuais dúvidas.
Além disso, nunca se esqueça de compartilhar as provas sociais (gatilho), mostrando como foi a experiência de outros compradores e quão satisfeitos eles ficaram.
Agora você está apto para utilizar essa técnica de alta conversão!
Não deixe de fazer uma análise de antes e depois da aplicação do método e volte aqui para me contar os resultados!